sábado, 27 de outubro de 2007

Segue no corpo do texto a avaliação da sessão CONSUNI do dia 18 de outubro

Reconhecimento dialógico da UFRJ

A discussão sobre a participação na votação do PRE / UFRJ dos conselheiros do CONSUNI é muito relevante no momento atual, quando se deseja que a Universidade permaneça combativa tornando-se maior e mais ouvida pela linguagem das críticas mais generalizadas e apresentadas pelos diferentes e significativos segmentos da nossa instituição.
As discussões sobre o PDI, a inclusão do REUNI e ao final a PRE / UFRJ ilustram a vontade de mudanças na temática acadêmica e nas suas repercussões o que sabemos que provocou um ápice de confronto de propostas sem, no entanto, buscar causar uma inseparabilidade de seu papel como universidade de qualidade sem suprimir o foro de debates dos seus problemas internos.
O impacto acumulado de várias sessões consecutivas do CONSUNI era já um apontamento da necessidade de se ter um diálogo mais aberto e afirmativo pois as reações fortes e a crítica pública marcavam tentativas de impedimento com uma perspectiva de um pacto de alargamento de propostas para se incluir novas questões numa busca de integração de forças político-acadêmicas.
Como educadora nesta Universidade, entendo que o dia 18 de outubro foi marcado por protestos que não justificam desrespeitos cometidos tanto de forma individual quanto institucional que não gostaria de rever. Mas, em contrapartida, legitimar a votação ocorrida na situação de total constrangimento em que se deu significa paralisar a figura central pela qual lutamos por tantos anos: o diálogo.
Os frutos de erros, descontentamentos ou controvérsias não serão os protagonistas nem os causadores do fechamento dos canais de participação e de limitações de sistemas bipartidários: contra ou a favor, entretanto servirão de base para um processo de retomada da trajetória de uma universidade pública, laica e participativa..
Portanto é minha opinião que matéria de alta relevância para o futuro da universidade não foi debatida no Conselho Universitário como deveria ter ocorrido e assim, eu e meus representados somos de opinião que se deve convocar nova reunião do CONSUNI tornando a citada do dia 18 de outubro inválida.
Assim, acreditamos que os passos do diálogo serão reestabelecidos como forma de reconhecimento coletivo tanto do Regimento do CONSUNI como das vozes da comunidade da UFRJ em busca de definições democráticas.

Miriam Abduche Kaiuca
Representante dos Professores de Ensino Fundamental e Médio (CAP)

Nenhum comentário: